O Museu Nacional da Música (MNM) inaugura hoje, sábado, 22 de novembro, as suas novas instalações no Real Edifício de Mafra, coincidindo com o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A cerimónia conta com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente do Município de Mafra, Hugo Moreira Luís, e do Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Nobre Pais.
A abertura ao público está marcada para as 14h30, sendo recomendável a reserva antecipada de bilhetes. A entrada é gratuita até ao final de novembro, limitada à lotação dos espaços.
O novo espaço ocupa áreas palacianas e conventuais do conjunto classificado como Património Mundial. A intervenção — um investimento de cerca de sete milhões de euros financiado pelo PRR — permitiu duplicar o número de peças expostas, distribuídas por 2000 metros quadrados.
Festa prolongada até janeiro
Para assinalar a inauguração, o MNM promove a “Festa de Santa Cecília”, que decorre até janeiro. Hoje e amanhã, no Terreiro D. João V, o público poderá ouvir, pela primeira vez em Mafra, o maior carrilhão itinerante do mundo. No concerto inaugural, a carrilhanista Ana Elias dialoga musicalmente com o carrilhão do Palácio Nacional de Mafra, executado por Abel Chaves.
O programa inclui ainda concertos de orquestras de gaitas-de-foles, de gamelão de Java e de música barroca, com a participação dos Músicos do Tejo, Orquestra XXI, Coro da Universidade NOVA, Síntese – Grupo de Música Contemporânea e vários músicos convidados.
Uma das maiores coleções de instrumentos históricos
O MNM guarda uma das mais importantes coleções de instrumentos musicais da Europa, com peças dos séculos XII a XXI, incluindo exemplares classificados como “tesouros nacionais”. A nova exposição integra também instrumentos provenientes de museus de todo o país, anteriormente em reserva.
A visita inclui recursos multimédia inovadores, um salão imersivo com obras inéditas e um sistema de geolocalização que permite aos visitantes ouvir o som dos instrumentos expostos através de headphones especiais. Alguns instrumentos poderão ser tocados pelo público.
Mais informações estão disponíveis em: https://www.museunacionaldamusica.gov.pt























