O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, no dia 27 de setembro, na freguesia de Queluz, procedeu à detenção de dezanove suspeitos com idades compreendidas entre os 22 e 70 anos, por suspeita da prática do crime de Contrafação, Imitação e uso ilegal da Marca.
A operação, desenvolvida em larga escala, contou com a participação de 150 polícias, integrando várias valências da PSP, nomeadamente equipas de Fiscalização Policial, de Investigação Criminal, de Ordem Pública e de Trânsito. Contou ainda com o apoio de entidades externas, tais como a Polícia Municipal, o Gabinete Médico Veterinário e peritos representantes das marcas.
Foi apreendido o seguinte material confrafeito, utilizando a imagem de diversas marcas desportivos e de luxo conhecidas dos consumidores:
· 492 pares de sapatilhas (Nike, Adidas, New Balance, Empório Armani);
· 132 Chinelos marca Havaianas;
· 3022 peças Joalharia/bijuteria PANDORA;
· 113 Fatos de Treino (Nike, Boss, New Balance, Adidas, etc);
· 371 Camisolas/T-Shirt (Nike, Adidas, New Balance, Empório Armani);
· 13 Peças de vestuário de criança Nike e Adidas;
· 09 Vestidos Guess e Chanel;
· 63 Malas (Prada, Guess, Lacoste, Louis Vuitton, Tous).
De salientar que o valor do material aprendido supera os 17 mil€.
A PSP tem vindo a reforçar a sua atenção relativamente a práticas ilícitas, designadamente a comercialização de artigos contrafeitos, não apenas pelo prejuízo económico que representam, mas também pelo risco que acarretam para os consumidores, dado serem produtos de fraca qualidade.
A PSP reafirma, assim, a sua determinação em manter-se atenta e interventiva nesta matéria, prevenindo a criminalidade, garantindo a ordem pública e o respeito pela lei
Os detidos foram libertados e notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, para aplicação da medida de coação.