Os utentes da Unidade Local de Saúde de Santa Maria que moram no concelho de Mafra vão passar a ter mais consultas médicas nos centros de saúde, fruto do reforço do projeto Bata Branca com a Misericórdia da Venda do Pinheiro. O protocolo foi assinado nesta quarta-feira, 10 de Abril, no Hospital de Santa Maria e prevê mais 30% de horas – de 100 para 130 horas por semana – contratadas ao abrigo deste programa, que já garante cerca de 400 consultas semanais a utentes sem médico de família.
Um projeto elogiado pelo Conselho de Administração da ULSSM e pela Provedora da Misericórdia da Venda do Pinheiro, que deixaram garantias de aprofundamento de colaboração nesta e noutras áreas. “Esperamos ainda este mês assinar um outro protocolo, desta vez tripartido, também com a Câmara de Mafra, para reforço do Serviço de Atendimento Permanente no centro de saúde de Mafra”, afirmou Carlos das Neves Martins durante a reunião, onde assinalou a proposta de existência de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM e o reforço de recursos humanos como grandes apostas para o SAP.
Medidas elogiadas por Filomena Rodrigues, que se congratulou com esta aposta estratégica da ULS Santa Maria nos cuidados de saúde de Mafra, “em particular com a proposta de alocar uma viatura SIV ao concelho”. A Provedora da Misericórdia da Venda do Pinheiro lembrou ainda o papel que o projeto Bata Branca tem desempenhado desde 2018, enquadrado no objetivo da instituição de “proporcionar bem-estar às populações”, fazendo questão de garantir “disponibilidade para continuar nesta senda”.
O projeto Bata Branca destina-se exclusivamente a utentes sem médico de família atribuído inscritos nos centros de saúde de Mafra Leste e Mafra Norte. Um protocolo que tem sido “essencial na promoção da saúde e prevenção da doença”, destacou Eunice Carrapiço, Diretora Clínica para a Área dos Cuidados de Saúde Primários da ULS, que lembrou a prioridade dada ao concelho no pedido de vagas para novos médicos de família.