Portugal continental vai estar sob a influência de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia. Este sistema meteorológico está a transportar uma massa de ar quente e seco sobre o território, originando uma subida significativa das temperaturas nos próximos dias.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mais elevadas vão registar-se entre terça-feira, dia 16, e sexta-feira, dia 19 de setembro, com os valores máximos a atingir entre 34 e 39°C no interior Norte e Centro, no vale do Tejo e em várias zonas do Sul.
As mínimas também vão subir, ultrapassando os 20°C no sotavento algarvio, alastrando progressivamente ao barlavento, ao Alentejo e a algumas terras altas do Centro.
No litoral Norte e Centro, a proximidade da faixa costeira e o aumento da nebulosidade deverão manter as temperaturas mais moderadas. O vento tenderá a enfraquecer em todo o território.
O IPMA prevê que este episódio de calor persista até sexta-feira, 19 de setembro, seguindo-se uma descida acentuada da temperatura no fim de semana, que poderá atingir os 8 a 10°C de diferença nas máximas em alguns locais, devolvendo os valores a patamares normais ou até ligeiramente abaixo da média para esta época do ano.
Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos de tempo quente para várias regiões do país, que serão atualizados diariamente.
Mais informação pode ser consultada em:
- Previsão meteorológica: IPMA – Previsão descritiva
- Avisos meteorológicos: IPMA – Avisos
- Recomendações de saúde: DGS – Calor