O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.) lançou, a 17 de dezembro de 2025, um Call Center com o objetivo de tornar a comunicação com os cidadãos mais ágil, próxima e personalizada, no âmbito da sua estratégia de melhoria dos serviços de atendimento.
Segundo o IHRU, esta nova linha telefónica surge na sequência de outras medidas já implementadas, como a introdução, em outubro de 2025, do sistema de atendimento por senhas, que permitiu organizar e agilizar o atendimento presencial. Entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2025, foram atendidas presencialmente cerca de 6.000 pessoas nas instalações de Lisboa e do Porto.
No primeiro mês de funcionamento do Call Center foram registadas mais de 4.050 chamadas telefónicas, das quais 933 relacionadas com o Programa Porta 65, 1.672 com o Apoio Extraordinário à Renda e 1.452 sobre outros assuntos. De acordo com o instituto, esta nova resposta permitiu uma redução de cerca de 24% no número de atendimentos presenciais, contribuindo também para a diminuição dos custos associados às deslocações dos cidadãos.
O presidente do IHRU, Benjamim Pereira, sublinhou que “esta aposta reflete uma estratégia de proximidade com os cidadãos e uma preocupação em aumentar a capacidade e rapidez de resposta ao atendimento”, recordando que, em 2025, foram duplicados os recursos humanos afetos ao atendimento presencial. “O Call Center permitirá agora reforçar a resposta telefónica a nível nacional”, acrescentou.
Com esta iniciativa, os cidadãos residentes em qualquer ponto do território nacional podem expor a sua situação sem necessidade de deslocação, reduzindo despesas e tempos de espera no atendimento presencial.
O IHRU revelou ainda estar a trabalhar no estabelecimento de parcerias com outras entidades com presença consolidada junto dos cidadãos, para reforçar a disponibilização de informação e serviços de proximidade, iniciativas que serão divulgadas oportunamente.
O Call Center do IHRU funciona através do número 217 231 500, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 17:00.
























