O eurodeputado Hélder Sousa Silva recebeu, no Parlamento Europeu em Bruxelas, uma delegação de mulheres parlamentares brasileiras, com foco na representação das mulheres na política, tanto na Europa quanto na América Latina.
Durante a receção, Hélder Sousa Silva destacou que “a igualdade de género na vida política não é apenas uma questão de justiça ou de direitos humanos, mas essencial para a legitimidade, a inclusividade e a eficácia das nossas democracias”. O eurodeputado português salientou que, apesar dos avanços no Brasil em termos de igualdade de género, a representação feminina ainda está muito aquém da média global, especialmente em comparação com a União Europeia. Na Câmara dos Deputados do Brasil, apenas 17,5% dos membros são mulheres, um número consideravelmente inferior à média mundial de 26,6%.
Além disso, Hélder Sousa Silva abordou a crescente violência política contra mulheres no Brasil, com um aumento significativo de casos após as eleições de 2024. Ele enfatizou a importância de combater a violência contra as mulheres, especialmente a violência online, que representa uma ameaça direta à democracia, desencorajando a participação feminina.
O eurodeputado mencionou as medidas adotadas pelo Parlamento Europeu para combater a violência contra as mulheres, destacando a histórica Diretiva relativa ao combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, que agora inclui disposições sobre ciberviolência.
Na União Europeia, a representação das mulheres na política tem melhorado, com a percentagem de mulheres eleitas para o Parlamento Europeu nas eleições de junho de 2024 alcançando 38,5%. A liderança da UE também é feminina, com Roberta Metsola à frente do Parlamento Europeu e Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia.
Durante a visita, as deputadas brasileiras conheceram os programas da UE voltados para a capacitação das mulheres na política, incluindo formação em liderança e apoio financeiro. Hélder Sousa Silva detalhou as iniciativas da União Europeia e dos Estados-membros para garantir igualdade de acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
Ao final da visita, o eurodeputado reafirmou o compromisso de promover políticas que garantam igualdade de oportunidades para todos, independentemente do género, e apelou à cooperação internacional para um futuro em que todas as mulheres, tanto na Europa quanto no Brasil, possam liderar, moldar políticas e prosperar.