O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atribuiu o nome INGRID a uma depressão que deverá estar centrada em 47,5ºN e 13ºW às 21:00 UTC de quarta-feira, 22 de janeiro, apresentando uma pressão atmosférica no seu centro de cerca de 961 hPa.
De acordo com o IPMA, na tarde de quinta-feira, dia 22, é esperada a passagem do sistema frontal associado a esta depressão, prevendo-se períodos de chuva, por vezes forte, que evoluirão para um regime de aguaceiros a partir da noite, alguns dos quais poderão ser acompanhados de granizo e trovoada. Esta situação deverá prolongar-se até domingo, dia 25.
A precipitação poderá ocorrer sob a forma de neve nas terras altas acima dos 800 metros de altitude, descendo temporariamente a cota para os 600 metros, em especial entre o final da tarde de sexta-feira, dia 23, e o final da manhã de sábado, dia 24. A acumulação de neve deverá ser significativa nas serras das regiões Norte e Centro acima dos 800 metros, podendo atingir valores até 25 centímetros até domingo.
O vento irá intensificar-se a partir do final da tarde de quinta-feira, soprando do quadrante oeste, com rajadas que poderão atingir os 70 a 80 quilómetros por hora no litoral e os 80 a 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Está também prevista uma forte agitação marítima, com ondas de noroeste entre 6 e 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 23 e 25, podendo a altura máxima das ondas atingir os 15 metros.
Devido a esta situação meteorológica adversa, o IPMA já emitiu avisos amarelos para precipitação e vento, e avisos laranja para queda de neve e agitação marítima, os quais serão atualizados ao longo dos próximos dias, sendo recomendado o seu acompanhamento regular.
























