No vídeo de Victor Santos, divulgado nas redes sociais, é possível ver a queda de uma árvore e de postes de eletricidade em Ribamar, provocada pelos ventos fortes associados à depressão IVO.
Previsão e impactos esperados
Portugal continental deverá sentir os efeitos da superfície frontal fria associada a esta depressão a partir da noite e madrugada de 29 de janeiro. A precipitação será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao Sul, mas com menor intensidade.
O vento também deverá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir 90 a 100 km/h, especialmente no litoral oeste e nas terras altas. Durante o dia 29, os ventos irão rodar para norte/noroeste, mantendo-se fortes até meio da tarde de 30 de janeiro.
As autoridades recomendam especial atenção à possibilidade de queda de árvores, estruturas e cortes de energia. A população deve adotar medidas preventivas, como evitar deslocações desnecessárias, garantir a limpeza de sistemas de escoamento de águas e fixar objetos que possam ser arrastados pelo vento.