A depressão NILS, nome atribuído pela Météo-France (Serviço Meteorológico Francês), deverá estar centrada em 51ºN e 04ºW às 21:00 UTC de 11 de fevereiro, com uma pressão atmosférica no centro de cerca de 972 hPa, não influenciando diretamente Portugal continental, informou hoje o IPMA.
Apesar de não afetar diretamente o território nacional, a depressão tem associado um sistema frontal que irá transportar uma massa de ar quente e húmido para a Península Ibérica, originando chuva persistente e por vezes forte nas regiões Norte e Centro na quarta-feira, sendo a precipitação menos intensa no Sul.
O vento soprará por vezes forte, com rajadas até 75 km/h, podendo atingir os 100 km/h nas terras altas, sobretudo nas regiões a norte do rio Mondego.
Na costa ocidental, a agitação marítima manter-se-á significativa, com ondas de noroeste entre 4 e 6 metros de altura significativa, podendo alcançar 11 metros de altura máxima a norte do Cabo Mondego.
Face a este cenário, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já emitiu avisos de nível amarelo e laranja para os distritos afetados, relativos a precipitação, vento e agitação marítima, recomendando o acompanhamento regular das atualizações meteorológicas.
Este é o único comunicado emitido sobre esta situação.
























