A depressão JOSEPH, nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) – Delegação Regional dos Açores, vai provocar um agravamento significativo do estado do tempo em Portugal continental, com chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento intenso e forte agitação marítima, informou hoje aquele organismo.
Às 03:00 UTC de hoje, 26 de janeiro, a depressão JOSEPH encontrava-se centrada aproximadamente em 53°N e 40°W, no Atlântico Norte, com uma pressão atmosférica no seu centro de cerca de 945 hPa, inserida numa vasta região depressionária onde se prevê a formação de vários núcleos nos próximos dias.
Com o deslocamento para leste da depressão, está prevista a passagem de sucessivos sistemas frontais pelo continente, originando dois episódios meteorológicos semelhantes, com os períodos mais gravosos a ocorrer na noite de 26 para 27 e de 27 para 28 de janeiro.
De acordo com o IPMA, prevê-se a ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte, que poderá ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhada de trovoada. Os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro, podendo, até ao dia 28, ultrapassar localmente os 200 milímetros.
Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, com descida gradual da cota para os 600 a 800 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, existindo ainda possibilidade de ocorrência de neve na serra de São Mamede.
O vento soprará do quadrante oeste, com rajadas da ordem dos 95 a 100 quilómetros por hora, podendo atingir 110 a 120 km/h nas terras altas, o que aumenta o risco de queda de árvores, danos em estruturas e perturbações na circulação rodoviária.
Quanto ao estado do mar, o IPMA prevê ondas de noroeste com 4 a 5 metros na costa ocidental a partir de hoje, aumentando gradualmente para 7 a 8 metros no dia 28, podendo a altura máxima das ondas atingir cerca de 14 metros. Durante a noite e manhã do dia 27, as ondas poderão temporariamente rodar para oeste/sudoeste.
Na costa sul do Algarve, são esperadas ondas de sudoeste com 4 a 5 metros no dia 28.
Devido a esta situação meteorológica adversa, foram emitidos avisos meteorológicos de nível AMARELO, LARANJA e VERMELHO para vários distritos do continente, nomeadamente por precipitação, queda de neve, vento forte e agitação marítima.
O IPMA alerta ainda que o estado do tempo previsto para a noite de 27 para 28 de janeiro poderá justificar o agravamento dos avisos meteorológicos já emitidos, em especial no que diz respeito ao vento, aconselhando a população a acompanhar de forma permanente as atualizações das previsões e avisos oficiais.
Este comunicado será atualizado no dia 27 de janeiro de 2026 até às 19:00 UTC.
























