Abril, mês de prevenção dos maus tratos na infância
No mês de abril, assinala-se a prevenção dos maus tratos na infância e, por isso a CPCJ de Torres Vedras em conjunto com a empresa municipal Promotorres, associaram-se pelo segundo ano consecutivo, à campanha Nacional promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Assim sendo, o garrafão Sr. Vinho, da autoria da artista portuguesa, Joana Vasconcelos, localizado na Praça exterior está iluminado da cor azul. Também na fachada do edifício está colocado um laço azul em grande formato. Esta iniciativa estará patente até 30 de abril, no Mercado Municipal de Torres Vedras.
Para além disso, a CPCJ realizou um apelo aos estabelecimentos de comércio da cidade de Torres Vedras para enfeitarem a montra com um laço azul que remeta ao mote da campanha “Serei o que me deres…que seja amor”.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado. O azul representava as nódoas negras espalhadas pelos seus corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.
Deste modo, no mês de abril, o garrafão da Praça Sr. Vinho no Mercado Municipal de Torres Vedras enche-se de azul para assinalar esta data que pretende sensibilizar a população para um dos maiores problemas de violência no mundo.