Apesar de a tempestade BERT, centrada a 56.5°N e 13.2°W às 22h UTC de hoje, 23 de novembro, não afetar diretamente Portugal Continental, os seus efeitos serão sentidos devido a uma superfície frontal fria associada, que atravessará o território entre o final de domingo, 24 de novembro, e a manhã de segunda-feira, 25 de novembro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o agravamento das condições meteorológicas já a partir deste sábado, com vento forte do quadrante sul que, entre domingo e a madrugada de segunda-feira, poderá atingir rajadas de:
- 75 a 85 km/h no litoral a norte do Cabo de Sines;
- 90 a 100 km/h nas terras altas, podendo alcançar os 110 km/h nas serras do Minho no final de domingo.
Precipitação intensa no Norte e Centro
Está prevista precipitação significativa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, com acumulados entre 30 e 50 mm, especialmente no Minho, Douro Litoral e zonas montanhosas. No Sul, os acumulados serão menores, mas poderá ocorrer chuva forte a norte do Baixo Alentejo, por vezes acompanhada de trovoada.
Agitação marítima em aumento
A agitação marítima aumentará no domingo, com ondas de 2 a 3,5 metros do quadrante sul, que passarão a ondas de noroeste na segunda-feira, atingindo 4 a 5 metros na costa ocidental, sobretudo a norte do Cabo Raso.
Avisos e recomendações
O IPMA emitiu:
- Aviso de vento forte para o litoral a norte do Cabo de Sines e para as terras altas das regiões Norte e Centro;
- Aviso de precipitação para todo o território continental, exceto o Algarve.
A população é aconselhada a acompanhar a evolução da situação meteorológica e os avisos atualizados no site do IPMA (www.ipma.pt). O próximo comunicado será publicado no domingo, até às 19h.
Recomendações:
- Evite deslocações desnecessárias nas zonas afetadas;
- Garanta a segurança de objetos soltos em casa ou no trabalho;
- Esteja atento ao risco de inundações, quedas de árvores e estruturas.
Mantenha-se informado e siga as indicações das autoridades.