No próximo dia 7 de setembro, às 21h30, a língua portuguesa será enaltecida através do evento “MÚSICA E PALAVRA NA LUSOFONIA: UMA ODE A CAMÕES”. Este espetáculo é uma verdadeira homenagem ao imortal autor de Os Lusíadas e à sua época, estabelecendo um diálogo rico e profundo com as fortes heranças culturais dos diversos países onde a presença portuguesa deixou e ainda deixa marcas significativas.
O programa musical promete valorizar a Lusofonia e as suas múltiplas relações culturais, apresentando ao público as melodias eternas de grandes compositores portugueses como Marcos Portugal, António Leal Moreira e João Cordeiro da Silva. Mas a celebração não se restringe ao território português: compositores que são fruto da expansão lusófona, como Chiquinha Gonzaga e João Francisco Leal, também terão as suas obras reverenciadas.
Os presentes serão brindados com a declamação de poemas de Camões, entremeada pela interpretação de géneros musicais tradicionais da época, como vilancicos, redondilhas, modinhas e cantigas. As vozes serão acompanhadas pelo cravo, instrumento que remete à sonoridade renascentista, além da presença do violone, instrumento de grande destaque em Portugal durante o tempo de Camões.
Com entrada livre, sujeita à lotação da sala.