Na sequência da ativação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, Portugal vai receber esta sexta-feira, 22 de agosto, dois aviões Canadair disponibilizados pela Grécia. As aeronaves vão operar a partir da Base Aérea de Monte Real, integrando o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), e permanecerão em território nacional até ao dia 25 de agosto.
O pedido português, feito no passado dia 15 de agosto, contemplava quatro aviões Canadair para reforçar a resposta no combate aos incêndios rurais. Em resposta, a Suécia disponibilizou dois aviões Fire Boss, a França enviou um helicóptero Super Puma com uma equipa de cinco elementos e, agora, a Grécia junta-se ao esforço com dois Canadair. Estes meios acrescem ainda aos dois aviões Canadair que Portugal já tinha alugado para o dispositivo nacional.
O Ministério da Administração Interna, em nome do Governo, expressou agradecimento pela pronta colaboração dos países que disponibilizaram meios aéreos e reafirmou o compromisso em assegurar a resposta operacional necessária à proteção de pessoas, bens e do território nacional.