Portugal continental enfrenta, nos próximos dias, um novo episódio de tempo quente, com temperaturas muito acima da média para esta época do ano. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos de nível AMARELO e LARANJA para várias regiões do país, devido aos valores extremos de temperatura.
Segundo o Comunicado Nº2 do IPMA, o calor deverá prolongar-se até pelo menos ao dia 6 de agosto, sendo os dias 3, 4 e 5 os mais críticos, com temperaturas máximas a oscilar entre 36 e 40°C em grande parte do território e a atingirem os 41 a 44°C no interior do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.
Está ainda prevista uma ligeira descida das temperaturas no Algarve no dia 4, tendência que poderá estender-se à restante faixa costeira e continuar no dia seguinte. No entanto, a maioria das estações meteorológicas do IPMA deverá registar valores muito superiores à média, potenciando uma situação de onda de calor, sobretudo nas regiões do interior.
As noites também serão tropicais, com temperaturas mínimas entre os 20 e os 25°C a partir da noite de domingo, dificultando o descanso e aumentando o risco de desidratação e exaustão térmica, principalmente entre os grupos mais vulneráveis da população.
Este fenómeno resulta da interação entre um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende até ao Golfo da Biscaia, e um vale depressionário proveniente do norte de África, responsável pelo transporte de uma massa de ar tropical, extremamente quente e seca, para a Península Ibérica.
As autoridades alertam para os perigos associados à exposição prolongada ao calor, aconselhando a população a aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nas horas de maior calor, proteger-se do sol e estar atenta a idosos e crianças.
O comunicado será atualizado caso a situação o justifique.
Mais informações disponíveis nos sites oficiais do IPMA: