No dia 27 de junho, a PSP de Lisboa, através da Divisão Policial de Oeiras, procedeu à detenção de um homem de 30 anos, suspeito da prática de um crime de violência doméstica, cuja vítima é a sua ex-namorada.
A investigação desenvolvida apurou que, ao longo da relação, (entre 2022 e 2025) o suspeito demonstrou um padrão consistente de violência física e psicológica, caracterizado por agressões, ameaças de morte, insultos e comportamentos de controlo excessivo e possessivo, causando à vítima danos físicos visíveis e um estado de profundo abalo emocional.
Entre os episódios de maior gravidade destaca-se a agressão física ocorrida em setembro de 2022, em que a vítima foi esbofeteada e coagida a entrar no veículo do arguido, bem como os factos ocorridos em novembro de 2023, quando, na sequência de uma discussão, o arguido terá pressionado o pescoço da vítima, proferindo ameaças de morte.
O incidente mais recente, que motivou a detenção, ocorreu no dia 27 de junho, quando, na sequência de uma discussão no interior de uma viatura em andamento, o arguido terá puxado intencionalmente o travão de mão, provocando o capotamento da viatura a alta velocidade, colocando em risco a vida da vítima.
Atendendo à gravidade dos factos relatados, à intensificação da conduta agressiva, bem como à perigosidade evidenciada pelo arguido, foram emitidos Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito por Autoridade de Polícia Criminal, culminando na detenção do suspeito.
O arguido foi presente a primeiro 1.º interrogatório judicial de arguido detido, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.