O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para um agravamento significativo das condições meteorológicas em Portugal continental devido à passagem da depressão JOSEPH, que irá provocar chuva intensa, queda de neve, vento forte e agitação marítima nos próximos dias.
Segundo o comunicado nº1 do IPMA, a depressão JOSEPH, nome atribuído pela Delegação Regional dos Açores, encontra-se centrada no Atlântico Norte, inserida numa vasta região depressionária onde se prevê a formação de vários núcleos nos próximos dias. Às 03:00 UTC de dia 26 de janeiro, a depressão deverá estar posicionada aproximadamente em 53ºN e 40ºW, com uma pressão atmosférica no seu centro de cerca de 945 hPa.
Os efeitos deste sistema meteorológico começarão a sentir-se no continente a partir do início da manhã de dia 26 de janeiro, com a aproximação de um sistema frontal às regiões do Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes zonas do país ao longo do dia e durante a noite de 26 para 27. Estão previstas sucessivas ondulações frontais, pelo menos, até ao fim de semana.
De acordo com o IPMA, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente e por vezes forte a partir de dia 26, passando a regime de aguaceiros no dia 27, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de granizo e trovoada. Os maiores acumulados de precipitação deverão verificar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro, podendo ultrapassar localmente os 200 milímetros até ao dia 28.
A partir da manhã de dia 27, está prevista a queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 600 a 800 metros de altitude nas regiões Norte e Centro e na serra de São Mamede.
O vento irá intensificar-se do quadrante oeste a partir de amanhã, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h no litoral oeste e os 100 km/h nas terras altas, aumentando o risco de queda de árvores, estruturas e dificuldades na circulação rodoviária.
No que respeita ao estado do mar, o IPMA prevê ondas de noroeste com 4 a 5 metros na costa ocidental a partir de dia 26, aumentando para 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir da tarde de dia 27. Durante a noite e manhã de dia 27, as ondas poderão ser temporariamente de oeste/sudoeste.
Face a este cenário, foram emitidos avisos meteorológicos de nível LARANJA e AMARELO para vários distritos, relativos a precipitação, neve, vento forte e agitação marítima. As autoridades aconselham a população a acompanhar regularmente as atualizações dos avisos e a adotar comportamentos preventivos, nomeadamente na circulação rodoviária, em zonas costeiras e em áreas florestais e montanhosas.
O IPMA informou ainda que este comunicado será atualizado ao longo do dia 26 de janeiro de 2026, até às 19:00 UTC, estando disponíveis mais detalhes sobre a previsão meteorológica no seu site oficial.
























