A depressão CAETANO, nomeada pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha), deverá estar centrada às 10h30 UTC do dia 19 de novembro na posição 49°N e 8°W. Este sistema desloca-se para leste, passando a norte da Península Ibérica em direção à Bretanha. Embora tenha potencial para provocar condições meteorológicas adversas noutros locais, em Portugal continental os impactos serão limitados.
Segundo as previsões, a depressão causará vento forte e forte agitação marítima na costa norte de Espanha e no Golfo da Biscaia, levando à emissão de um aviso laranja para agitação marítima naquelas áreas no dia 21 de novembro. Contudo, em Portugal, os efeitos previstos são menos expressivos.
Espera-se que a frente fria associada à depressão condicione o estado do tempo nas regiões Norte e Centro entre os dias 21 e 22 de novembro, quinta e sexta-feira, originando:
- Períodos de chuva moderada, principalmente nas regiões acima referidas;
- Vento forte com rajadas até 70 km/h nas terras altas;
- Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste que não deverão ultrapassar os 3 metros de altura significativa.
Com os dados disponíveis, não se prevê a emissão de avisos meteorológicos para o território continental, o que indica que a depressão CAETANO não terá efeitos significativos em Portugal.
Ainda assim, as autoridades recomendam a monitorização das condições meteorológicas, dado que a evolução do sistema poderá originar alterações nas previsões.