A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) registou um aumento de 58,6% no número de famílias apoiadas com ajuda alimentar no último ano. O crescimento da procura por apoio essencial motivou a realização de uma nova fase da campanha “Vale +”, que decorre entre os dias 10 e 26 de julho em 281 superfícies comerciais de norte a sul do país.
A iniciativa, presente em lojas das cadeias Pingo Doce, El Corte Inglés e Auchan, tem como objetivo a angariação de vales e bens de primeira necessidade, incluindo produtos alimentares e de higiene, para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Na primeira ação da campanha realizada este ano, a CVP angariou 239.932 euros em vales, 183.496 produtos e o equivalente a 134.315 refeições distribuídas.
A instituição alerta para a crescente pressão sobre os seus serviços sociais, face ao agravamento das condições socioeconómicas de milhares de agregados familiares. O apoio alimentar tem sido um dos pedidos mais frequentes, abrangendo tanto pessoas com emprego como desempregadas, com destaque para famílias monoparentais e numerosas.
Ativa desde 2021, a campanha “Vale +” integra a estratégia da Cruz Vermelha no combate à insegurança alimentar e à exclusão social, procurando dar resposta às necessidades básicas de um número cada vez maior de beneficiários.
























