Mais de 750 sobreviventes de Enfarte Agudo do Miocárdio vão participar na 3.ª edição da caminhada nacional “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável”, organizada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), no próximo dia 28 de setembro, em várias cidades do país.
A iniciativa, que assinala o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), tem como objetivo sensibilizar para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, envolvendo doentes cardíacos em programas de reabilitação, familiares, amigos e profissionais de saúde.
A caminhada, lançada em 2023, conta com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e inclui a participação de hospitais públicos da via verde coronária com programas ativos de reabilitação cardíaca, entre os quais:
- ULS Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD)
- ULS de Braga (Hospital de Braga)
- ULS de Santo António (Hospital de Santo António)
- ULS da Região de Leiria (Hospital de Santo André)
- ULS do Alentejo Central (Hospital do Espírito Santo de Évora)
- ULS de Coimbra (CHUC)
- ULS de São José (Hospital Santa Marta)
- ULS Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta)
Segundo Joana Delgado Silva, presidente da APIC, esta caminhada é “uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção das doenças cardiovasculares e da reabilitação cardíaca pós-enfarte, sensibilizando a população para a atuação correta perante sintomas sugestivos de Enfarte Agudo do Miocárdio”.
As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Após um enfarte, os cuidados e o comportamento adotados são cruciais para a recuperação e para a prevenção de novos eventos cardíacos.