A Câmara Municipal de Mafra anunciou a homologação da proposta de atribuição do Prémio Literário do Município de Mafra, após uma análise das 41 candidaturas submetidas a concurso. A segunda edição do prémio, dedicada à prosa de ficção, em romance e novela, reconheceu “O Professor”, uma obra inédita de António José da Costa Neves, proveniente de Almada, Portugal, como o melhor trabalho.
A qualidade estilística, a organização narrativa e a contextualização histórica de “O Professor” foram destacadas pelo júri como elementos distintivos. Esta edição do prémio contou com a presença de três respeitados membros do mundo da cultura e da literatura: José Fanha, Ana Margarida de Carvalho e Sérgio Luís de Carvalho.
O Prémio Literário do Município de Mafra visa incentivar, promover e divulgar a criação literária, alternando entre obras inéditas de poesia e prosa de ficção (romance e novela). São aceites a concurso exclusivamente textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, e de autoria única. Este reconhecimento é mais um passo na valorização e incentivo à produção literária, enaltecendo a riqueza cultural da região.