“Olá, tudo bem?” Algumas vezes, falar com alguém pode salvar uma vida. Esta é uma das mensagens da nova campanha de prevenção do suicídio, lançada pelo SNS 24. A mensagem é transmitida através de um vídeo ficcional e convida à reflexão sobre a forma como comunicamos com os outros e a importância de escutar de forma atenta e empática.
Esta campanha ganha especial relevância durante esta época, em que os sentimentos de solidão, isolamento e vulnerabilidade tendem a intensificar-se. Realizada por Augusto Fraga, conta ainda com o ator Albano Jerónimo, que dá voz ao protagonista, um homem comum, semelhante a alguém que todos conhecemos, com uma rotina exigente, absorvido pelo quotidiano e com pouco espaço para si próprio. A personagem pretende representar as centenas de pessoas que vivem em silêncio o seu sofrimento, passando despercebidas quer no seu contexto familiar, quer social ou profissional.
Juntamente com o vídeo, é divulgada informação sobre a linha de prevenção do suicídio, lançada em setembro. “O atendimento é assegurado por profissionais de saúde com formação em suicidologia e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”, lê-se na mensagem.
O serviço de apoio à prevenção do suicídio funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. A chamada é gratuita e confidencial, através do número é 1411.
























