No dia 10 de outubro, realizou-se na Escola das Armas, em Mafra, a cerimónia de ingresso na Categoria de Praças do Quadro Permanente (QP) do Exército Português, referente ao 3.º Curso de Formação de Praças do Quadro Permanente.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e assinalou o ingresso de 112 novos Cabos-Adjuntos — 70 das Armas e 42 dos Serviços — na estrutura permanente da Força Terrestre. Com este reforço, o número total de Praças do Quadro Permanente do Exército eleva-se a 332 militares, contribuindo para a capacidade operacional e o rejuvenescimento e valorização dos recursos humanos da instituição.
Durante a sua intervenção, o General Mendes Ferrão sublinhou que este ingresso, enquadrado no nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, representa não só a aquisição de competências técnicas, mas também o compromisso do Exército com a valorização contínua dos seus recursos humanos.
O Chefe do Estado-Maior destacou que, num contexto de modernização tecnológica e compromisso internacional de Portugal, a formação destes novos militares é essencial. Reforçou que a força do Exército reside na competência técnica e liderança desde os escalões mais baixos, baseadas em disciplina, eficácia e espírito de missão.
Exortou ainda os novos Cabos-Adjuntos a continuarem a investir na sua formação e a liderarem pelo exemplo, afirmando que “o futuro pertence a quem nunca se acomoda e busca sempre ser melhor”, numa força cada vez mais moderna e tecnologicamente evoluída.


