Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Administração Interna (MAI) informou que o Governo acompanhou de perto as diferentes manifestações realizadas no dia 25 de Abril, em vários pontos do território nacional. O Executivo saudou os muitos milhares de portugueses que participaram de forma pacífica e ordeira nas comemorações da Revolução dos Cravos.
No entanto, o MAI lamentou que “uma minoria” tenha ultrapassado “os limites legais do exercício ordeiro da liberdade de manifestação e expressão”, o que obrigou à intervenção policial para “repor a ordem pública e a legalidade”. De acordo com o comunicado, esta ação foi levada a cabo “como é dever das forças de segurança” e “tal como tem acontecido noutras ocasiões, independentemente das motivações, ideologias ou organizações subjacentes aos comportamentos desordeiros”.
O Governo expressou ainda o seu “agradecimento e apoio” às Forças de Segurança, manifestando solidariedade para com os dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que foram agredidos no cumprimento da missão de defesa da segurança dos cidadãos e da ordem pública.