Natural da Azenhas dos Tanoeiros, o Professor Pedro Nascimento Alves, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), foi um dos distinguidos na 4.ª edição do Prémio Maria de Sousa. Pedro Alves é Professor Assistente Convidado na FMUL, investigador no Centro Egas Moniz e Neurologista na Unidade de AVC do Hospital de Santa Maria, no Serviço de Neurologia da ULS Santa Maria.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu ontem à tarde, na Aula Magna, e contou com a presença de figuras de relevo nas áreas das ciências e da política, como o Primeiro-Ministro Luís Montenegro. Os neurocientistas António e Hanna Damásio realizaram a conferência “Sobre a Fisiologia da Mente 2024”, perante uma audiência de muitos participantes.
O Prémio Maria de Sousa é um galardão atribuído pela Ordem dos Médicos e pela Fundação Bial, criado em homenagem à imunologista e investigadora Maria de Sousa (1939-2020). Pretende distinguir e apoiar jovens investigadores portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, que desenvolvem projectos inovadores na área das ciências da saúde e da vida. O prémio tem como objectivo incentivar a investigação científica com relevância nacional e internacional, promovendo o progresso da ciência e da medicina em Portugal.