A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desencadeou uma operação de fiscalização no âmbito do combate ao ilícito da especulação / venda irregular de títulos de ingresso para a Liga de Portugal Betclic, que decorre hoje, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto entre FC Porto – SL Benfica.
Como resultado da ação, foram detidos 2 indivíduos, em flagrante delito, na zona metropolitana do Porto, tendo sido instaurados 2 processos-crime pela prática de venda irregular de bilhetes com especulação, apresentando os bilhetes valores faciais de 15,00 €uros, estando a ser comercializados a valores que oscilavam entre 35,00 e 70,00 Euros, atingindo valores de lucro de cerca de 470% acima do valor facial.
Foram apreendidos 20 bilhetes que se encontravam à venda através da Internet, tendo-se constatado ainda que 7 dos bilhetes eram falsos, pelo que serão ainda imputados ao arguido o ilícito de falsificação de documentos e burla.
Os detidos foram notificados para serem presentes a Tribunal, durante o dia de amanhã, para eventual audiência de julgamento em processo sumário.
A ASAE alerta os consumidores que devem evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui um Crime de Venda Irregular de Bilhetes, punido com pena de prisão até 3 anos.